Especiais – 10 Pérolas a ver antes de morrer

Novembro 13, 2008 at 3:54 pm Deixe um comentário

10 Pérolas a descobrir antes de morrer

Todos os anos há uma oferta diversificada e intensa de filmes. São tantos e o tempo para os ver é tão pouco, que é difícil para a maioria de nós acompanhar o ritmo dos lançamentos, tanto em casa como fora dela. Contudo há filmes de excelência que muitas pessoas nunca viram, porque não se interessaram em procurá-los ou porque os meios de difusão não as informaram. São, infelizmente, filmes menos conhecidos do grande público português com elevado valor histórico e/ou cinematográfico. Acredito que não há nada mais mágico no cinema do que descobrir um filme e por isso recomendo 10 pérolas (para listas grandes têm o Top 500 da Empire) que todos devem ver antes de morrerem.

La Passion de Jeanne d’Arc / ”A Paixão de Joana d’Arc” (1928)

À semelhança de Joana d’Arc, também o filme sofreu na pele as chamas e depois foi elevado a uma categoria suprema. Da autoria do dinamarquês Carl Dreyer, é um filme mudo brilhantemente construído de grandes planos e travellings, que remodelou a linguagem e exige paciência, mas recompensador no choque emocional que provoca e no realismo que transmite. A única interpretação da actriz Maria Falconetti é para mim a melhor actuação feminina da história do cinema.

imdb_logo

La Règle du jeu / “A Regra do Jogo” (1939)

Obra-prima de um dos grandes realizadores que o cinema conheceu, “A Regra do Jogo” é uma sátira à sociedade alta francesa, aos caprichos e às “palhaçadas” de indivíduos que brincam num jogo de zombaria e dissimulação, pois é mais fácil ver os outros fazer o trabalho sujo e difícil. Filme que deslumbra e surpreende a cada novo visionamento, é uma das grandes obras da 7ª arte.

imdb_logo

The Night of the Hunter / “A Noite do Caçador” (1955)


”LOVE” e “HATE” tatuados na mão esquerda e direita, respectivamente, é a imagem mais simples e simbólica deste filme noir, estreia do famoso actor Charles Laughton. Baseado numa histórica verídica, é um filme profundamente enraizado na cultura popular americana, com temas dicotómicos, mensagens subliminares, expressionismo exponenciado, heróis imprevistos, vítimas angelicais, crianças fugidias e um vilão repugnante. Imprescindível.

imdb_logo

Touch of Evil / “A Sede do Mal” (1958)

Outro filme noir, de um dos maiores génios que o cinema conheceu – o Sr. Orson Welles. Tem provavelmente o mais lendário longo plano do cinema, que por si vale uma vista de olhos já! É um mix de uma apurada técnica cinematográfica (recorrente nos filmes de Welles) com uma história de corrupção, povoada de personagens complexas e cenários angustiantes e amedrontadores. Embora não exista nenhuma versão original, recomendo ver a de 1998.

imdb_logo

What Ever Happened to Baby Jane? / “O que Aconteceu com Baby Jane?” (1962)

Um dos filmes mais desconhecidos desta lista é um extraordinário ensaio sobre a decadência das estrelas de Hollywood, da dicotomia luxo e fama da juventude vs enclausuramento e esquecimento da retirada. Reluziu a estrela de duas das maiores actrizes dos anos 30 e 40 Hollywood, Bette Davis e Joan Crawford, numa história irónica e macabra de tortura e terror psicológico entre duas irmãs. Depois de o verem, nunca mais vão olhar para uma bandeja da mesma maneira!

imdb_logo

Harold and Maude (1971)

Pequeno mas cintilante como uma pérola, este filme é à semelhança de outros filmes de Hal Ashby um drama existencialista ao qual estão acrescidos humor negro, slapstick e uma história de amor livre de preconceitos ou limites (como devia ser). Harold é um adolescente que passa o tempo a simular suicídios e Maude é uma idosa que vive a vida ao máximo – ambos comparecem em funerais para entender o sentido da vida. Entre os dois surge um amor indescritível, que liga os espíritos e corpos num uníssono harmonioso. Love it!

imdb_logo

The Last Picture Show / “A Última Sessão”(1971)

Numa década de tumultuosas revoluções, surgiu nos grandes ecrãs de Hollywood um exemplo máximo de transposição perfeita para outro tempo e lugar e de revivalismo do estilo dos velhos clássicos de Howard e Ford. No início da década de 1950, os adolescentes descobrem o prazer da libertinagem e os velhos recordam melancolicamente o sabor desses tempos. Só o maravilhoso entrecruzar dos silêncios da cidade com os ruídos dos habitantes e o confronto final são razões suficientes para fazer deste filme uma obra-prima do cinema.

imdb_logo

Don’t Look Now / “Aquele Inverno em Veneza” (1973)

Filme de terror de Nicholas Roeg, adaptado de um conto de Daphne du Maurier (fonte de inspiração para Hitchcock), recordado pela longa e gráfica cena de sexo. Rodado em locais com atmosfera sombria, começa e acaba com um desastre, exercendo choque e desconforto que deixa marcas. Continua ainda hoje a ser um filme fundamental na construção de suspense e horror.

imdb_logo

Once Upon a Time in America / “Era uma vez na América” (1984)

Realizado pelo gigante Sergio Leone, é um dos meus filmes preferidos e teve um infeliz tratamento pelo estúdio devido à sua longa duração. A característica central deste filme é a grandiosidade: na duração que passou de 10h para 2h (a de 4h é a definitiva), na história (4 décadas de amizade, paixão e traição), nos cenários, na banda sonora, no elenco, na fotografia, no guarda-roupa… É uma bíblia de como fazer muito bom cinema e edificar uma obra-prima.

imdb_logo

Hotaru no haka / “O Túmulo dos Pirilampos” (1988)

Viver em período de guerra é difícil, para os que partem e os que esperam a chegada dos amados, não havendo espaço para viver – apenas sobreviver. Foi com pano de fundo que Isao Takahata produziu um filme de animação brutalmente simples, realista, desconcertante e comovedor sobre a luta de dois irmãos para se agarrarem à vida. Difícil de engolir, preenche-nos o coração e a alma com uma força impressionante: a força do humanismo.

imdb_logo


Lanço o desafio: Recomendem filmes de que vós gostais e que todos nós devemos descobrir!

Entry filed under: Especiais. Tags: , .

Sítios a visitar – Celebrity Photo Quiz Sítios a visitar – Invisible Movie Quiz

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Novembro 2008
M T W T F S S
    Dez »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Artigos Recentes

maisblogs.net Directorio de Blogs Portugueses Add to Technorati Favorites Ir para página NetIndex
Ir para página Aonde
Busca na web
Aonde.com - outros serviços: Download, Jogos e BuscaUrl

Click to see how many people are online
Portuguese Blog Directory Entertainment lose weight Top Blogs

%d bloggers like this: